Passo a Passo – Criando uma GUI

Olá Pessoal

este é um post de como criar passo a passo uma Graphic User Interface (GUI) em Java, usando o Netbeans.

Uma das principais coisas que devemos saber é como o Swing trata os diferentes componentes gráficos. Basicamente (e bem resumidamente) temos:

  • Container Gráfico (JFrame, JPanel, entre outros. Estes sáo os principais)
  • Controle Gráfico (JButton, JLabel, JTextField, entre outros)

A figura a seguir ilustra um pouco como é esta hierarquia de componentes gráficos do Swing

Todos os elementos gráficos possuem propriedades (que vocês verão na vídeo-aula a seguir) e também reagem a eventos, tais como:

  • Eventos de mouse: o usuário clica com o mouse em cima de um componente, arrasta, passa com o mouse por cima de um componente
  • Eventos de teclado: o usuário digita algo, aperta e segura uma tecla, solta uma tecla com o componente ativo
  • Eventos externos: um relógio fica, periodicamente, enviando sinais para algum controle que pode reagir (tipo um relógio)

Toda a idéia por trás do desenvolvimento de Interfaces Gráficas é saber quais elementos utilizar e quais eventos acionar em determinados momentos. Nosso exemplo é bastante simples e retrata o comportamento de um usuário digitando textos em uma caixa de diálogo e, ao clicar num botão, o texto da caixa é atribuído para o rótulo.

Espero que aproveitem! O arquivo-zip contendo o projeto pode ser baixado aqui.

A figura a seguir ilustra um pouco como é esta hierarquia de componentes gráficos do Swing

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